Mano del Desierto – A grande escultura no Deserto do Atacama

A Mão do Deserto (Mano del Desierto, em espanhol) é uma escultura localizada no Deserto de Atacama, no Chile, a 1100 metros de altitude e 75 km ao sul da cidade de Antofagasta. 

Foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992. 

A mão, feita de concreto reforçado com aço, recebe a visita de muitos turistas devido a sua localização, às margens da Rodovia Pan-americana.

Mano del Desierto

O Chile tem um dos desertos mais áridos do mundo. Bem ali no meio está uma escultura gigante em formato de mão!

Esse não é um dos passeios mais comuns de se fazer quando se visita o Atacama. Afinal, ela fica bem fora de mão do circuito turístico tradicional, ao sul de Antofagasta, de forma que é bem afastada de San Pedro do Atacama.

Mano del Desierto

A escultura de 11 metros de altura foi inaugurada em 1992 e foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrazabal.

Às margens da Panamericana, no Deserto do Atacama, no norte do Chile, uma imensa mão acena para quem passa pelo quilômetro 1.300 da icônica estrada que corta o continente.

Poderia ser um aceno do tipo "Volte Sempre", um pedido de socorro ou até uma proposta para uma reflexão política sobre o país.

Mas trata-se de mais uma obra de um artista que vive "pensando e sonhando", como ele mesmo se define.

No seu livro-catálogo 'Humano', onde se pode ver a montagem desta obra de malha de ferro em estrutura de aço coberta com estuque, o escultor de Santiago confessa:

“É talvez a minha obra preferida."

Mano del Desierto

Inspirado em uma viagem à ilha de Páscoa, um marco para o rompimento com seu estilo de trabalho anterior, a 'Mano del Desierto', que representa uma mão esquerda, é um reencontro com o mundo primitivo e a céu aberto.

"No início, pensaram que minhas mãos eram parte de um trabalho crítico, mas não. Eu estava trabalhando com um símbolo relacionado à natureza, com o espaço ao ar livre, com o sol e a contribuição do homem", explica no documentário 'Humano'.

Um pouco sobre Irarrázabal

Irarrázabal é conhecido pelas reticências aos museus, pois prefere que suas obras "sejam apreciadas com liberdade", como declarou certa vez em uma entrevista.

O artista é também autor da 'Mano de Punta del Este' (1982), feita em apenas cinco dias e enterrada nas areias da Praia Brava, uma das atrações mais famosas desse balneário no extremo sul uruguaio.

Cinco anos mais tarde, assinaria também a 'Mano de Madrid', atualmente, no parque Juan Carlos I, na capital espanhola.

Talvez seja por essa reserva ao confinamento da arte que o escultor declarou ter até considerado colocar uma escada na 'Mano del Desierto' para que os visitantes pudessem subir para riscá-la, já que não é raro ver a obra com "intervenções" feitas por visitantes.

Como chegar na Mano del Desierto?

Sendo fora do caminho e na direção de essencialmente nada, chegar lá requer um planejamento cuidadoso, pois é quase impossível chegar de transporte público.

Você pode dirigir facilmente se você tiver um veículo, ou você pode contratar um táxi que irá levá-lo lá fora e esperar para trazê-lo de volta para uma variedade de preços.

Os preços vão depender de suas habilidades de troca, mas não espere nada menor do que cerca de $50 USD.

Torne-se um especialista!

Atenção, agente de viagens, garanta sua vaga agora mesmo no Procap Chile e torne-se um verdadeiro especialista!

São diversos benefícios e condições especiais preparados especialmente para você, basta acessar www.ptaprocap.com.br e se cadastrar, não perca!

Rolar para cima